Uma vida plena envolve não apenas o sucesso profissional e a satisfação pessoal, mas principalmente os cuidados com a saúde. A pressão do cotidiano e a falta de tempo para o autocuidado têm prejudicado a qualidade de vida de muitas pessoas.
Nesse contexto, a saúde masculina pode sofrer consequências ainda mais negativas, já que os homens costumam negligenciar a própria saúde em meio às obrigações profissionais, sociais e familiares.
Além de homenagear e reconhecer a importância da figura paterna para as famílias e a sociedade, a data comemorativa do Dia dos Pais pode representar uma oportunidade para os homens refletirem sobre seus hábitos e terem consciência de que a prevenção é a melhor forma de evitar doenças.
Diversos estudos mostram que doenças cardíacas, diabetes e câncer são mais prevalentes em homens do que em mulheres. Isso se deve a diversos fatores, incluindo predisposição genética, estilo de vida e o fato de os homens irem menos às consultas médicas.
O que os homens podem fazer pela própria saúde?
Uma boa qualidade de vida engloba três pontos essenciais: cuidar da saúde, manter o bem-estar emocional e realizar as tarefas do cotidiano com prazer e motivação. Por isso, buscar orientações preventivas de médicos especialistas torna-se fundamental.
Passar por check-ups médicos regulares e exames de rotina, além de adotar hábitos saudáveis, significa um diferencial para ter uma vida com qualidade e bem-estar.
Ao adotar um estilo de vida saudável, os pais podem inspirar seus filhos a valorizarem os cuidados com a saúde física e mental, ensinar a importância de prevenir doenças e deixar um legado positivo para as gerações futuras.
Conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos no combate a problemas de saúde é um grande desafio que precisa da contribuição de toda a sociedade.
Dados sobre a saúde do homem
Como a maioria já sabe, os homens dão menor atenção à saúde e, consequentemente, buscam com menos frequência os serviços médicos preventivos. Isso é um dos fatores que justifica as taxas de expectativa de vida.
Segundo os dados mais atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos homens ao nascer era de 73,3 anos em 2020, e, para as mulheres, de 80,3 anos. Ou seja, 7 anos de diferença.
Além disso, cerca de 70% dos homens buscam atendimento médico somente quando estão com sintomas e por insistência da esposa ou dos filhos, segundo levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo.
A pesquisa mostrou também que mais da metade dos pacientes atendidos já havia adiado a ida ao médico anteriormente, e uma parcela significativa desenvolveu doenças em estágios avançados.
De acordo com o Ministério da Saúde, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morreram no Brasil em 2014, 68% eram do sexo masculino. Nesse contexto, a falta de costume de ir ao médico preventivamente possui grande relação com essa taxa.
Mortalidade entre homens
Entre as causas de morte prematura estão a violência, os acidentes de trânsito e, principalmente, as doenças cardiovasculares, que podem ser prevenidas e tratadas com o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico constante.
As mulheres, desde jovens, já são levadas aos médicos especialistas em saúde feminina. Entretanto, no Brasil e em diversos países do mundo, esse hábito não se repete para o sexo masculino.
A cultura de que o homem não pode ser vulnerável ainda contribui com exposição aos riscos e à redução dos cuidados com a sua saúde, assim, como a vergonha e supostos preconceitos, segundo o livro Saúde do Homem: ações integradas na Atenção Básica.
Como os homens podem melhorar a qualidade de vida?
Ter uma vida com qualidade e bem-estar resulta em um dia a dia com saúde plena e harmonia entre a família. Os pais podem contribuir diretamente para o futuro dos seus filhos quando adotam hábitos saudáveis e consultam médicos regularmente.
Veja outras maneiras de manter sua saúde plena e ter mais qualidade de vida:
1. Tenha uma alimentação balanceada: dê preferência a frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Evite açúcares, gorduras trans e alimentos processados.
2. Hidrate-se: beba água várias vezes ao dia para manter o corpo hidratado e auxiliar diversas funções vitais.
3. Álcool com moderação: controle o consumo de bebidas alcoólicas, a frequência e a quantidade.
4. Não fume: o hábito de fumar está relacionado a inúmeras doenças graves.
5. Pratique atividades físicas regularmente: a OMS indica a realização de pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos de média intensidade por semana, além de exercícios de fortalecimento muscular ao menos duas vezes por semana.
6. Gerencie seu estresse: as situações complicadas e preocupantes vão surgir em algum momento, porém existem maneiras de suavizar os problemas. Pratique meditação, ioga, ou hobbies relaxantes para melhorar seu bem-estar mental.
7. Busque um sono de qualidade: tente dormir pelo menos 7 horas por noite. Crie uma rotina para dormir, com horários regulares, e evite usar dispositivos eletrônicos e fazer refeições muito pesadas antes de ir para cama.
8. Dê atenção aos relacionamentos sociais: passeie e mantenha conexão constante com amigos, familiares e colegas, em prol da sua saúde mental.
9. Encontre um hobby: dedique parte do seu tempo diários a atividades que você realmente gosta, seja praticar um esporte, tocar um instrumento, cozinhar, ler, entre tantas outras opções.
10. Equilibre a vida pessoal e profissional: o excesso de trabalho prejudica a sua saúde mental, o seu desempenho profissional e, sobretudo, a sua relação com familiares e amigos. Aprenda a dizer não e planeje suas atividades diárias.
Quais são os principais problemas de saúde que afetam os homens?
Antes de tudo, vale ressaltar que qualquer doença diagnosticada em estágio inicial possui mais de 90% de chances de cura. Portanto, os homens precisam adotar o hábito do autocuidado e realizar consultas periódicas com urologistas.
O câncer de próstata representa a 2ª maior causa de morte entre os homens, além de ser o tumor mais prevalente – atrás apenas do de pele. A Sociedade Brasileira de Urologia alerta que, em média, 10% dos homens vão desenvolver o câncer de próstata ao longo da vida.
Outro problema de saúde que afeta a próstata é a hiperplasia prostática benigna (HPB), que não é um câncer, e atinge 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos. Na faixa entre 70 e 80 anos, esse índice chega a 80%.
O crescimento da próstata acaba comprimindo a uretra e dificultando ou impedindo a passagem da urina. A urina estagnada na bexiga favorece o aparecimento de infecções e cálculos renais.
O Ministério da Saúde registrou aumento de 20% nos casos de HPB em 2022, comparados aos dados de 2019, possivelmente por consequências da pandemia. Ao todo, foram mais de 22 milhões de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) somente em 2022.
Outras condições de saúde também merecem total atenção
- Doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, infarto e AVC, que são as principais causas de mortes no Brasil. Os fatores de risco incluem hipertensão, obesidade e hábitos relacionados ao estilo de vida, como tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.
- Câncer de pulmão: a doença atinge duas vezes mais homens do que mulheres. A maior parte dos casos (até 90%) está associada ao hábito de fumar. Os principais sintomas são tosse, dor no tórax, escarros com sangue e falta de ar.
- Câncer de testículos: mesmo sendo considerado menos incidente (5% do total de casos de câncer entre os homens), a maioria dos casos é diagnosticada entre os 15 e 50 anos de idade. Os principais sintomas são dor, inchaço e nódulos.
- Câncer de pênis: seu desenvolvimento tem relação direta com as condições de higiene do órgão sexual. Uma simples lavagem diária com água e sabão já é o suficiente. No Brasil, representa 2% de todos os casos de câncer no homem.
Além desses problemas de saúde, as doenças hepáticas, renais, hipertensão e diabetes precisam ser investigadas, monitoradas e tratadas, quando necessário.
Quais são os principais exames para a saúde do homem?
O check-up médico regular, com a realização de consultas e exames médicos periódicos, somado a um estilo de vida saudável, é a forma mais eficiente de prevenir doenças e diagnosticar precocemente qualquer alteração no corpo.
Dessa maneira, consulte um urologista e peça para ele avaliar quais exames preventivos devem ser realizados por você, além de verificar se a sua carteira de vacinação está atualizada.
Normalmente, a lista de exames inclui:
- Avaliação da pressão arterial.
- Monitorar o Índice de Massa Corporal (IMC).
- Perfil lipídico.
- Hemograma completo.
- Glicemia em jejum.
- Níveis de colesterol e triglicérides.
- TGP e TGO (função da tireoide).
- Exames de fezes e urina.
- Ureia e creatinina (função renal).
- Anti-HBS (verificam possíveis problemas no fígado).
- PSA (antígeno prostático específico).
- Exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética e raio-X toráxico.
- Avaliação anual da próstata (a partir dos 45 anos).
- Exames de diagnóstico por imagem específicos para monitorar a saúde cardiovascular.
- Exames de DSTs (o uso de preservativos previne quase 100% das doenças).
Em datas importantes como o Dia dos Pais, aproveite para refletir sobre a sua saúde e os seus hábitos de vida. Contribuir com o desenvolvimento dos seus filhos e da sua família representa manter os cuidados com a saúde e adotar hábitos saudáveis.
Conte com o Check Up Hospital para consultas, exames e acompanhamento regulares. Seja proativo em relação à sua saúde. Um pai saudável significa um alicerce para a qualidade de vida e o bem-estar de toda a família.
Caso prefira fazer o agendamento por telefone ou pelo WhatsApp, ou se ficou com alguma dúvida, abaixo estão os contatos à sua disposição:
- Central de Atendimento: (92) 2125-5959
- WhatsApp: (92) 99116-6045 (serviços hospitalares de consultas e exames médicos)
- WhatsApp: (92) 99116-6003 (exclusivo para exames laboratoriais)
- Telefone da Emergência: (92) 2125-5999
Referências:
Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2022/o-estigma-social-que-envolve-a-saude-masculina
Image by aleksandarlittlewolf on Freepik