Existem dois tipos principais de alergia ao látex: a dermatite de contato, que é a reação às substâncias químicas adicionadas ao látex durante a produção da borracha, e apresenta sintomas como bolhas, coceira, vermelhidão e inchaço na pele; e a reação anafilática, mais rara e grave, causada pela resposta alérgica às proteínas presentes no látex. A exposição ao látex através do contato direto com a pele, inalação ou ingestão pode desencadear urticária, conjuntivite, rinite, asma e até mesmo choque anafilático.
Pessoas com alergia ao látex devem evitar o contato com o material o máximo possível, especialmente no caso de reações graves. Medicamentos antialérgicos podem ajudar a aliviar sintomas leves, mas reações graves podem exigir cuidados de emergência.
Diagnóstico de alergia ao látex
O diagnóstico não deve ser feito somente com base no histórico detalhado da exposição aos produtos compostos com de matéria-prima de borracha natural e os sintomas associados isoladamente, o que torna os exames laboratoriais constantemente necessários.
Outras etapas para um diagnóstico de alergia ao látex são a entrevista pré-operatória completa, onde o médico anestesista investiga as condições clínicas e históricas do paciente antes de um procedimento cirúrgico.
Protocolos de segurança
O Check Up Hospital possui protocolos de segurança para pacientes com alergia ao látex, visando garantir a segurança e a saúde do paciente durante atendimentos, especialmente em procedimentos cirúrgicos. A equipe multiprofissional do centro cirúrgico segue rotinas e padronizações para criar um ambiente cirúrgico livre de látex e proporcionar segurança ao paciente.
Assista ao vídeo no canal no YouTube sobre o protocolo do Núcleo de Segurança do Paciente do Check Up Hospital neste link.
Os cuidados com o paciente alérgico ao látex salvam vidas
A equipe multiprofissional atuante no centro cirúrgico possui rotinas e padronizações para um ambiente cirúrgico livre de látex e propiciar um ambiente seguro ao paciente.
Dessa forma, a melhor conduta para se evitar complicações no período perioperatório seria identificar previamente os pacientes dos grupos de risco, com história sugestiva ou achados laboratoriais positivos, evitando totalmente o contato com o látex.
O protocolo de alergia ao látex possui a divisão de responsabilidades e competências de todos os setores e profissionais envolvidos no atendimento ao paciente com tal restrição, incluindo:
- O preparo da sala cirúrgica no dia anterior, a farmácia fornecer os materiais do ‘kit livre de látex’;
- A CME (Central de Materiais Esterilizados) enviar os materiais e luvas estéreis livres de látex;
- A realização de checklist de todo o preparo da sala e dos materiais pelo enfermeiro do Centro Cirúrgico;
- O uso de filtro antibacteriano pelo médico anestesista;
- Além da equipe de cirurgião, anestesista, enfermeiro e farmacêutico colaborarem na execução de todo o protocolo.
Os cuidados necessários para a equipe responsável pelo protocolo de atendimento ao paciente alérgico ao látex envolvem a utilização de materiais fabricados a partir de silicone ou polivinilcloridrato (livres de látex), como tubos traqueais, máscaras, unidades ventilatórias, conexões, luvas de procedimento e cirúrgicas, drenos, sondas vesicais, entre outros. Também é importante remover as tampas de borracha dos medicamentos, evitar o uso de garrotes ou torniquetes de borracha, e proteger os manguitos de medição da pressão arterial com algodão de proteção. Além disso, o esparadrapo não deve ser utilizado e sapatas de solado de borracha não são permitidas, pois são cuidados necessários para o protocolo de alergia ao látex.
Principais passos do protocolo de alergia ao látex
Basicamente há alguns passos principais do protocolo de alergia ao látex nos procedimentos cirúrgicos que são seguidos:
- Higienização das mãos ;
- Retirar da sala cirúrgica a ser preparada todo material que contenha látex (borracha);
- Realizar desinfecção terminal da sala cirúrgica 12 horas antes do procedimento cirúrgico;
- Ligar o ar condicionado e manter as portas fechadas;
- Em caso de cirurgia de urgência a equipe cirúrgica deve avaliar o risco-benefício da realização da cirurgia e a sala deve ser preparada, realizando a desinfecção terminal da sala cirúrgica no mínimo 4 horas antes do procedimento cirúrgico.
- Verificar partes internas e externas do carrinho de anestesia;
- Deixar na sala cirúrgica após desinfecção terminal apenas materiais livres de látex (borracha);
- Anexar no lado de fora da porta da sala placa de orientação quanto ao preparo especial da sala cirúrgica para procedimento livre de látex.
Outros cuidados de segurança
Outros cuidados especiais para execução do protocolo para os pacientes alérgicos ao látex também são:
- Cirurgia eletiva deverá ser agendada para o primeiro horário do dia;
- Dados na pulseira de identificação do paciente deve conter a informação: ‘ALÉRGICO AO LÁTEX’;
- Encaminhamento direto para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), quando o caso, a partir da da sala cirúrgica;
- Evitar circulação de pessoal desnecessária próximo à sala cirúrgica preparada;
- Sinalização no prontuário do paciente: ‘ALERGIA AO LÁTEX’;
- Comunicação com os setores de internação que o paciente é alérgico ao látex.
No Check Up Hospital, a segurança e a saúde dos pacientes com alergia ao látex são preservadas por meio desses protocolos atualizados. Ao ser admitido no hospital, o paciente recebe uma pulseira identificando sua alergia, e todos os documentos hospitalares relacionados a ele são devidamente identificados.
Se você possui alergia ao látex ou conhece alguém que possui, entre em contato pelos canais abaixo para obter mais informações e agendar atendimento:
- Central de Atendimento: (92) 2125-5959
- WhatsApp: (92) 99116-6045
No Check Up Hospital, estamos comprometidos em fornecer um ambiente seguro e livre de riscos para todos os pacientes, incluindo aqueles com alergia ao látex. Nossos protocolos de segurança são rigorosamente seguidos para garantir que cada paciente receba o cuidado adequado, minimizando o risco de reações alérgicas ao látex.
Lembre-se: para ter uma vida melhor e mais saudável, é preciso cuidar bem da sua saúde e ter hábitos saudáveis. E você pode contar com o Check Up Hospital para suas consultas e exames médicos regulares.
Caso prefira fazer o agendamento por telefone ou pelo WhatsApp, ou se ficou com alguma dúvida, abaixo estão os contatos à sua disposição:
- Central de Atendimento: (92) 2125-5959
- WhatsApp: (92) 99116-6045 (serviços hospitalares de consultas e exames médicos)
- WhatsApp: (92) 99116-6003 (exclusivo para exames laboratoriais)
- Telefone da Emergência: (92) 2125-5999
Referências: