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Informativos, Serviços

Núcleo de Segurança do Paciente

O setor de Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é um dos mais importantes do nosso Hospital porque é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

O NSP tem como um de seus principais objetivos a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla a identificação de falhas e a redução e/ou eliminação de eventos adversos. Deve ainda ser formado por uma equipe multiprofissional, com ações dedicadas à gestão da segurança; desenvolver e implementar uma cultura de segurança que perpassa por atitudes, crenças e percepções das equipes de saúde, com atuação mútua entre os profissionais; além de desenvolver melhoria dos processos de cuidado através de gestão de protocolos e de fluxo de notificação de eventos.

No vídeo abaixo, a enfermeira Isabelle Pontes que é responsável pelo setor explica de forma breve como é a atuação no Check Up Hospital:

O Check Up Hospital trabalha com as 6 metas internacionais de Segurança do Paciente para que boas práticas sejam realizadas por todos os profissionais da saúde.

Identificar corretamente o paciente.

Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde

Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos

Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimentos e paciente corretos

Higienizar as mãos para evitar infecções

Reduzir o risco de quedas e prevenir úlceras por pressão

Humanização é a base para uma assistência segura.

Os profissionais de saúde e pacientes, familiares ou acompanhantes podem ajudar a melhorar a qualidade da assistência prestada no Check Up Hospital.

Se qualquer incidente ocorrido durante o atendimento no Check Up tiver causado dano ao paciente, comunique ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital.

Esses são alguns exemplos de incidentes que podem ocorrer durante a prestação de serviços de saúde:

Trocar o nome dos pacientes

Resultados de exames errados

Falhas durante a cirurgia

Queda do paciente

Administração errada da dieta

Problemas relacionados ao uso de medicamentos e produtos para saúde como aparelhos para verificar a pressão arterial ou glicose, etc.

Notificação de um evento adverso

Um evento adverso é um incidente inesperado e indesejável associado diretamente com os cuidados ou serviços prestados ao paciente.

O objetivo de notificações de eventos é o aprendizado organizacional para evitar recorrências e fortalecer a cultura da segurança.

Acompanhante, familiar ou paciente

Pacientes, familiares e acompanhantes podem notificar ocorridos durante ou após o atendimento no Check Up Hospital, através das seguintes plataformas:

  • ouvidoria@checkuphospital.com.br
  • (92) 99526-3548 (WhatsApp)
Email
WhatsApp

O colaborador pode procurar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Check Up Hospital e comunicar os incidentes ocorridos.

No vídeo abaixo, a enfermeira Isabelle informa sobre as notificações de eventos adversos:

O Núcleo de Segurança tem como um dos seus objetivos o gerenciamento de riscos de forma eficaz e com organização de todos os níveis, desde o desempenho referente à segurança e saúde das pessoas até ao desempenho da governança. Com isso, a gestão de riscos está presente nas responsabilidades da administração e é parte integrante de todos os processos organizacionais, incluindo o planejamento estratégico e todos os processos de gestão de projetos e gestão de mudanças.

O Plano de Segurança do Paciente é um documento interno e tem como objetivo estabelecer estratégias e ações para promoção do cuidado seguro e apresentar ações e estratégias para um determinado período e é atualizado de tempos em tempos, conforme novas instituições da Organização Mundial da Saúde e/ou da Anvisa.

Veja qual o seu convênio e se está dentre os que o Check Up Hospital atende atualmente:

Convênios

Alguns dos recursos do NSP para cumprir as metas de segurança do paciente são os locais de fácil acesso às informações do paciente, como o quadro presente no leito do paciente e a pulseira de identificação.

Quadro de identificação do paciente

A cada troca da equipe de plantão, devem ser atualizadas as informações do paciente no quadro.

Layout do quadro de informações do paciente.

Pulseira de identificação do paciente

Todo paciente deve ter sua pulseira de identificação com o seu nome, assim como o acompanhante.

Imagem ilustrativa de pulseira de identificação de paciente e acompanhante.

Você pode fazer a diferença e contribuir para sua maior segurança, ou de um familiar ou amigo quando atendido no Check Up Hospital, ao notificar os eventos ocorridos para o Núcleo de Segurança do Paciente.

Agende o seu procedimento, exame ou consulta, e fique à vontade para saber mais como funciona o Núcleo de Segurança do Paciente.

Fale conosco

Referências:

https://www.segurancadopaciente.com.br/opiniao/o-que-e-um-nucleo-de-seguranca-do-paciente/

12 de março de 2021/por Marketing Check Up Hospital - Lab
Tags: normas de segurança, núcleo de segurança do paciente, paciente, segurança
https://checkuphospital.com.br/wp-content/uploads/2021/03/imagem-destaque-post-site-nucleo-de-seguranca-do-paciente-Check-Up-Hospital-1.png 801 2000 Marketing Check Up Hospital - Lab https://checkuphospital.com.br/wp-content/uploads/2018/10/checkup-300x253-1.png Marketing Check Up Hospital - Lab2021-03-12 11:57:322022-04-01 10:27:56Núcleo de Segurança do Paciente
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