O setor de Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é um dos mais importantes do nosso Hospital porque é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.
O NSP tem como um de seus principais objetivos a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla a identificação de falhas e a redução e/ou eliminação de eventos adversos. Deve ainda ser formado por uma equipe multiprofissional, com ações dedicadas à gestão da segurança; desenvolver e implementar uma cultura de segurança que perpassa por atitudes, crenças e percepções das equipes de saúde, com atuação mútua entre os profissionais; além de desenvolver melhoria dos processos de cuidado através de gestão de protocolos e de fluxo de notificação de eventos.
No vídeo abaixo, a enfermeira Isabelle Pontes que é responsável pelo setor explica de forma breve como é a atuação no Check Up Hospital:
O Check Up Hospital trabalha com as 6 metas internacionais de Segurança do Paciente para que boas práticas sejam realizadas por todos os profissionais da saúde.
Humanização é a base para uma assistência segura.
Os profissionais de saúde e pacientes, familiares ou acompanhantes podem ajudar a melhorar a qualidade da assistência prestada no Check Up Hospital.
Se qualquer incidente ocorrido durante o atendimento no Check Up tiver causado dano ao paciente, comunique ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital.
Esses são alguns exemplos de incidentes que podem ocorrer durante a prestação de serviços de saúde:
Notificação de um evento adverso
Um evento adverso é um incidente inesperado e indesejável associado diretamente com os cuidados ou serviços prestados ao paciente.
O objetivo de notificações de eventos é o aprendizado organizacional para evitar recorrências e fortalecer a cultura da segurança.
Acompanhante, familiar ou paciente
Pacientes, familiares e acompanhantes podem notificar ocorridos durante ou após o atendimento no Check Up Hospital, através das seguintes plataformas:
- ouvidoria@checkuphospital.com.br
- (92) 99526-3548 (WhatsApp)
O colaborador pode procurar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Check Up Hospital e comunicar os incidentes ocorridos.
No vídeo abaixo, a enfermeira Isabelle informa sobre as notificações de eventos adversos:
O Núcleo de Segurança tem como um dos seus objetivos o gerenciamento de riscos de forma eficaz e com organização de todos os níveis, desde o desempenho referente à segurança e saúde das pessoas até ao desempenho da governança. Com isso, a gestão de riscos está presente nas responsabilidades da administração e é parte integrante de todos os processos organizacionais, incluindo o planejamento estratégico e todos os processos de gestão de projetos e gestão de mudanças.
O Plano de Segurança do Paciente é um documento interno e tem como objetivo estabelecer estratégias e ações para promoção do cuidado seguro e apresentar ações e estratégias para um determinado período e é atualizado de tempos em tempos, conforme novas instituições da Organização Mundial da Saúde e/ou da Anvisa.
Veja qual o seu convênio e se está dentre os que o Check Up Hospital atende atualmente:
Alguns dos recursos do NSP para cumprir as metas de segurança do paciente são os locais de fácil acesso às informações do paciente, como o quadro presente no leito do paciente e a pulseira de identificação.
Quadro de identificação do paciente
A cada troca da equipe de plantão, devem ser atualizadas as informações do paciente no quadro.

Pulseira de identificação do paciente
Todo paciente deve ter sua pulseira de identificação com o seu nome, assim como o acompanhante.

Você pode fazer a diferença e contribuir para sua maior segurança, ou de um familiar ou amigo quando atendido no Check Up Hospital, ao notificar os eventos ocorridos para o Núcleo de Segurança do Paciente.
Agende o seu procedimento, exame ou consulta, e fique à vontade para saber mais como funciona o Núcleo de Segurança do Paciente.
Referências:
https://www.segurancadopaciente.com.br/opiniao/o-que-e-um-nucleo-de-seguranca-do-paciente/