
Com a alta demanda de testes para Covid-19 com a situação de uma segunda onda da propagação do novo coronavírus causador da doença, existem no mercado vários tipos de teste e com diferentes níveis de qualidade para obter o resultado para o diagnóstico. Os testes mais utilizados, devido a precisão de resultado, são: RT-PCR, Teste de Antígeno, Teste de Sorologia e Teste rápido IgG/IgM.
O Teste PCR é do tipo molecular que pesquisa a presença do material genético (RNA), com coleta de amostra nas vias aéreas da pessoa com um cotonete (swab nasal) e é capaz de detectar o vírus ativo no corpo. Recomendado a sua realização entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas.
O Teste de Antígeno para Covid-19 é um exame indicado para detectar a presença do novo coronavírus no organismo de pessoas que estejam apresentando sintomas da doença ou assintomáticos que tiveram contato com pessoas infectadas. Indicado para ser feito entre o 3º e o 7º dia de sintomas. Tem alta sensibilidade e com o resultado rápido, com amostra de secreção nasal com swab, semelhante à amostra de PCR.
O Teste de Sorologia para detecção de anticorpos anti Sars-CoV-2 é indicado para pessoas com sintomas a partir do 7º ao 15º dia e que não teve detecção do coronavírus, esse exame é realizado por amostra de sangue (soro), com resultado gerado entre 4 a 5 dias úteis.
O Teste Rápido IgG/IgM é do tipo com coleta de amostra de sangue que detecta a presença de anticorpos contra o vírus e não precisa de estrutura de laboratório e apresenta resultado em 20 minutos, sendo eficaz a partir do sétimo dia do início dos sintomas.
O Check Up Lab oferece segurança, conforto e agilidade na coleta e na entrega dos resultados dos seus exames laboratoriais e testes para Covid-19.
Se você estiver apresentando os sintomas de Covid, faça o agendamento do seu teste:
– Call Center: 2125-5959
– WhatsApp: 99116-6045
Cuide-se e proteja os próximos ao usar máscara e ter as práticas preventivas da Covid-19, como higienizar frequentemente as mãos.
Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/testes-para-covid-19-como-sao-e-quando-devem-ser-feitos