O Dia Mundial do Rim é uma data para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a saúde dos rins e o que pode acarretar como consequências aos hábitos de vida como obesidade e o fumo.
Os rins são dois órgãos localizados atrás das últimas costelas, em cada lado da coluna vertebral e precisam estar saudáveis para o funcionamento pleno do organismo por serem responsáveis por:
- Eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, ácido úrico e creatinina dentre outros;
- Manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, suprimindo o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;
- Produzir alguns hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.
Problemas com os rins
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, 1 em cada 10 brasileiros vai sofrer de alguma doença renal e pode demorar a perceber se não procurar um nefrologista, porque os sintomas podem ser silenciosos como uma anemia com palidez, cansaço, sonolência e dor no peito. Os sintomas mais conhecidos são a hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (contendo proteínas na urina), edemas e claridade da urina (como água). Em casos mais graves, pode haver vômitos, náuseas, perda de apetite, cãibras, perda de memória, falta de concentração, insônia, prurido (coceira) e tremores.
No Brasil, a inflamação crônica dos rins ainda é a principal causa de insuficiência renal. Cálculos renais (pedras nos rins), infecções urinárias de repetição e doenças menos frequentes, como a doença policística dos rins, também podem gerar a insuficiência. Ao contrário do que se pensa, muitas dessas doenças podem se manifestar já na infância.
Em casos em que a função renal chega a ficar comprometida com menos de 10% de atividade normal, é preciso que a pessoa faça hemodiálise ou diálise peritoneal, ou ainda, um transplante.
Sintomas
Os sintomas mais conhecidos são a hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (contendo proteínas na urina), edemas e claridade da urina (como água). Em casos mais graves, pode haver vômitos, náuseas, perda de apetite, cãibras, perda de memória, falta de concentração, insônia, prurido (coceira) e tremores.
Por isso a importância de se consultar com um médico para analisar a função dos rins e de exames de sangue e de urina. Evitar complicações futuras começa com a percepção de sinais e sintomas do organismo.

Como se prevenir e cuidar bem dos rins
Cuidar da saúde do corpo em geral ajuda a proteger também a saúde dos rins. Além disso, conhecer os fatores de risco da doença renal para evitá-los e tratá-los.
Pessoas com histórico de doenças renais na família, idosos e portadores de alguma doença cardiovascular têm grande chance de desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames laboratoriais de urina e de sangue. O recomendado é uma vez ao ano para realizar esses exames e, quem tem hipertensão ou diabetes, o indicado é a cada seis meses.
Para a realização dos exames laboratoriais de rotina, você pode contar com o conforto e a segurança do Check Up Lab. Veja a localização e contatos de atendimento clicando aqui.
Por essas razões, abaixo uma lista de cuidados importantes para manter a saúde dos rins:
- Reduza o consumo de sal nos alimentos. O recomendado é de cinco a seis gramas por dia.
- Beba bastante água.
- Mantenha uma alimentação saudável.
- Pratique exercícios físicos com regularidade.
- Não fume e mantenha um peso adequado.
- Meça regularmente a pressão arterial.
- Cuidado na hora de utilizar algum medicamento. Remédios só com a indicação do médico.
- Ficar atento aos sinais do corpo, se for do grupo de risco (hipertensos, diabéticos, obesos, com histórico familiar de doenças renais ou cardiovasculares).

Cuide da sua saúde e do funcionamento dos seus rins. Se tiver algum desconforto na região inferior das costas ou sentindo algum dos sintomas citados, procure atendimento médico.
Para cuidar melhor da saúde e bem-estar, consulte um médico especialista e faça exames regularmente e mantenha hábitos de vida saudáveis.
Você pode agendar facilmente pelo botão de agendamento online ou se preferir, pelos contatos abaixo.
Referências:
https://www.pro-renal.org.br/2021/02/01/dia-mundial-do-rim-2/
https://www.sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/dia-mundial-do-rim-2022/