A preparação de uma cirurgia eletiva é uma fase fundamental para o sucesso do procedimento e muito importante para uma recuperação pós-operatória mais eficiente..
O médico anestesiologista atua para proporcionar aos pacientes um estado de total ausência de dor, sensação de bem-estar, relaxamento e conforto durante a cirurgia. A realização da consulta para avaliar as questões do condicionamento da saúde do paciente para ser submetido ao procedimento cirúrgico necessita de um ambulatório de anestesiologia.
Tendo em vista a importância da consulta pré-anestésica para segurança do paciente no ato anestésico-cirúrgico, o Conselho Federal de Medicina tornou obrigatória a consulta pré-anestésica para todas as pessoas que vão ser submetidas a uma cirurgia.

Consultas pré-anestésicas
No vídeo abaixo do nosso Canal no YouTube, a Dra. Helga Hanna, anestesista do Check Up Hospital, explica sobre as consultas pré-anestésicas:
Recomendado para quem?
A consulta pré-anestésica é obrigatória para qualquer pessoa que vai ser submetida a uma cirurgia, conforme a norma do Conselho Federal de Medicina, devido a sua importância fundamental para a segurança do paciente.
No caso das gestantes, ressalta-se que estas devem realizar a consulta pré-anestésica a partir da 34ª semana e até a 36ª semana de gravidez, independentemente da via de parto escolhida (parto normal ou cesariana), pois caso ocorra alguma intercorrência no trabalho de parto poderá ser indicada a cesariana.
Como é a consulta?
Essa consulta proporcionará uma maior segurança do paciente no ato anestésico. Primeiramente será avaliado o histórico clínico do paciente:
- se ele tem alergia.
- se ele tem alguma doença prévia.
- se ele já foi submetido a alguma cirurgia anterior.
- se ele teve alguma reação inesperada a anestesia.
- qual foi a anestesia que ele fez.
- como foi essa experiência com anestesia.
- quais medicações ele faz uso.
E também são avaliados os exames pré-operatórios que ele já leva para a consulta pré-anestésica. De acordo com o resultado dos exames e com histórico de cada paciente, pode ser necessário que o anestesista solicite novos exames ou encaminhe paciente para uma avaliação com outro especialista.
Dra. Helga Hanna, anestesiologista do Check Up Hospital

Para quê a consulta?
Resumidamente é para reduzir os riscos de morbidade e mortalidade do paciente durante o procedimento cirúrgico, ao fazer o melhor preparo e as condições de saúde para o ato anestésico-cirúrgico.
Para o médico anestesiologista explicar ao paciente os tipos de anestesia aos quais ele pode ser submetido. Então para cada um, é explicado o benefício, o risco e uma possível contra indicação que o paciente pode ter.
Na última parte da consulta, são passadas orientações para cada paciente, com relação ao jejum no dia da cirurgia, não fumar durante as 48 horas anteriores, à manutenção ou não das medicações que o paciente faz uso e alguma outra recomendação específica que seja necessária. E além disso, o paciente recebe o termo de consentimento informado para assinar dando ciência de tudo que recebeu de explicações e entendeu da consulta.
Caso você ou alguma pessoa próxima tenha uma cirurgia agendada, faça sua preparação com o acompanhamento adequado do médico e agende sua consulta pré-anestésica. Você tem as opções de contato para agendamento e maiores informações:
- Central de Atendimento: (92) 2125-5959
- WhatsApp: (92) 99116-6045
Referências:
https://www.unimed.coop.br/web/maceio/dica-de-saude/a-importancia-da-consulta-pre-anestesicahttps://www.sbahq.org/
https://www.youtube.com/watch?v=7802ernTT30
Mulher foto criado por wavebreakmedia_micro – br.freepik.com